Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em sistemas ligados à rede e em sistemas autónomos. No último caso, o aproveitamento da energia solar precisa de ser ajustado à procura energética. Uma vez que a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos não corresponde (na maior parte das vezes) à procura pontual de energia de um consumidor concreto, torna-se obrigatório considerar um sistema de armazenamento (baterias) e meios de apoio complementares de produção de energia (sistemas híbridos). No caso dos sistemas com ligação à rede, a rede pública de distribuição de eletricidade opera como um acumulador de energia elétrica.
A Energia Solar Térmica traduz-se no aproveitamento da energia do Sol, utilizando-a para o aquecimento de água. Este aquecimento por energia solar é utilizado:
Sendo certo que no inverno a produção de água quente por esta via não é suficiente, será necessário que exista um complemento de aquecimento por caldeira a gás, resistência elétrica, biomassa e outros. No Verão, um sistema solar térmico bem projetado, poderá satisfazer a totalidade da necessidade de Água Quente Sanitária (AQS).
A legislação atual na área da eficiência energética, RCCTE (DL 80 / 2006), prevê a obrigatoriedade de utilização de Energia Solar Térmica em todos os edifícios.
Desenvolvemos projetos que incluem dois tipos de Sistema Solar Térmico: