pedir-orcamento

Energia da Biomassa

Energia da BiomassaPortugal é um país sem reservas de combustíveis fósseis. É senso comum que o recurso à bioenergia - energia obtida a partir da biomassa - constitui uma alternativa possível, embora parcial, à aquisição de combustíveis fósseis e, como tal, poderá estabelecer-se como variável determinante na solução de muitos dos problemas energético-ambientais, económicos, e mesmo sociais, que estão vulgarmente associados ao consumo do carvão, petróleo ou gás natural..

A energia solar, disponível em forma de radiação à superfície da terra, excede 11.000 vezes a energia atualmente necessária à humanidade. A biomassa é uma forma de armazenamento da energia solar. As plantas convertem a energia solar através da fotossíntese, com uma eficiência de 0,1%, e armazenam-na, durante muito tempo, nas folhas, nos caules, nas flores, etc. Em condições limite, a energia na biomassa pode ser armazenada infinitamente, sem perdas.

A biomassa é a única energia renovável que pode ser convertida em combustíveis gasosos, líquidos ou sólidos, por meio de tecnologias de conversão conhecidas. Neste contexto, o portador universal de energia renovável pode ser usado num vasto campo de aplicações no sector da energia.

A variedade de utilizações possíveis da biomassa, a vantagem de um armazenamento seguro e inofensivo, e a possibilidade de integrar fornecedores locais de combustíveis, nomeadamente empresas agrícolas e florestais, oferecem um vasto campo de aplicações sustentáveis. Usar a
Biomassa como um combustível renovável pode reduzir a pegada ecológica de todas as nações no que respeita à energia, e poderá ser a solução para a minimização das alterações climáticas e de outros problemas ambientais.

Em contraste com o uso direto da energia solar ou eólica, a biomassa como portadora de energia renovável está sempre disponível. Geralmente, depois do tratamento da biomassa, esta é convertida em três grandes formas de energia: eletricidade, calor, e combustível. Esta flexibilidade permite à biomassa estar em concorrência directa com a energia produzida por fontes fósseis.



APLICAÇÕES

Existem muitas razões para considerar o aquecimento de grandes edifícios com base em sistemas a biomassa, sendo igualmente possível o arrefecimento desses edifíciosEnergia da Biomassa com este mesmo combustível. Além de ser uma opção “amiga do ambiente” e com tecnologia comprovada, pode também ser uma solução atraente do ponto de vista económico. Importa ainda realçar que estes combustíveis são um recurso endógeno e como tal oferecem garantia de fornecimento contínuo.

Enquanto o uso de lenha é bastante comum no mundo inteiro, a utilização de briquetes, peletes ou estilha de madeira em caldeiras automáticas, continua a ser uma solução ainda bastante desconhecida, apesar dos seus padrões de eficiência, emissões e conforto. A tecnologia em caldeiras a biomassa fez imensos progressos durante a última década. As emissões decaíram significativamente e a sua eficiência atingiu o mesmo nível das caldeiras a gás ou a fuelóleo.

Utilizadores industriais que usem caldeiras a biomassa, para eliminarem os seus resíduos, poderão ter padrões de exigência menores do que o necessário para os sistemas a aplicar em instalações residenciais ou de serviços. A seleção cuidadosa de uma caldeira de elevada qualidade é um fator essencial para a realização de um projeto com sucesso, num edifício público ou residencial.
 
O aquecimento com biomassa poderá ser bastante atrativo do ponto de vista económico, uma vez que a biomassa é bastante mais barata do que os combustíveis fósseis.

No entanto, os custos de investimento afetos a sistemas de aquecimento a biomassa são significativamente mais elevados do que os relativos aos sistemas de aquecimento convencionais. Verifica-se também que os custos específicos de investimento são particularmente baixos no caso do aquecimento de grandes edifícios com uma elevada necessidade térmica. A opção de promover também o arrefecimento de edifícios com base em sistemas a biomassa, do ponto de vista económico não é ainda competitiva com os sistemas mais convencionais.

Newsletter

Para receber a nossa Newsletter preencha o campo abaixo, com o seu email e receba todas as nossas novidades e promoções!

A Lutche no Facebook