pedir-orcamento

Eficiência Energética

Eficiência Energética

A eficiência energética é um factor importante no crescimento sustentado da economia e da sua competitividade, pela sua capacidade em criar condições concorrenciais favoráveis ao desenvolvimento de empresas modernas, pelo seu efeito potencial na redução do preço de outros fatores e, também, pela sua capacidade em gerar novo investimento em áreas com uma elevada componente tecnológica. Paralelamente, a eficiência energética deve articular-se de modo estreito com o aspeto ambiental.
Atualmente, qualquer atividade desenvolvida numa sociedade moderna só se torna possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia. Existem diversos tipos de energia primária que são processados pela sociedade e colocados à disposição dos consumidores, tais como: a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.
Essa energia primária é consumida em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos equipamentos (frigoríficos, autom

óveis, fábricas). Estes equipamentos e sistemas transformam a energia recebida em vários tipos de energia final (térmica, mecânica, luminosa, etc). Durante esse processo, uma parte da energia consumida é sempre perdida para o meio ambiente. Um exemplo disso, é o processo térmico e físico que ocorre numa lâmpada, aqui se transforma a eletricidade em luz e calor (energia térmica e luminosa). Sendo o objetivo da lâmpada iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida pelo balanço energético entre energia elétrica que é consumida pela lâmpada e a energia da luz emitida pela mesma.

 

A NOSSA PROPOSTA

Desenvolver soluções customizadas e economicamente sustentáveis de eficiência energética.

O NOSSO SERVIÇO

  • Levantamento e Diagnóstico nas instalações do cliente de Medidas de Poupança de Energia;
  • Análise detalhada por tipo de energia (Electricidade, Gás, Gasóleo e Outros);
  • Análise detalhada por tipo de utilização (Iluminação, Motores, Equipamentos, Processo Industrial, Aquecimento, Arrefecimento, AQS, Sistemas de Ar Comprimido, Sistemas de água Industrial e Outros Sistemas Auxiliares);
  • Avaliação do potencial e estudo técnico-económico de integração de Sistemas de Energias Renováveis e Miniprodução de Energia;

 

Eficiência EnergéticaNO QUE SOMOS DIFERENTES

  • Soluções customizadas (na vertente técnica e económica) a cada realidade empresarial;
  • Medidas de Poupança viáveis e quantificadas, quanto a investimento e payback;
  • Identificação de medidas de poupança imediata e ou com investimento reduzido;
  • Identificação de medidas de poupança com payback reduzido;
  • Assessoria independente de qualquer comercializador de energia, na negociação de contratos de fornecimento de energia e avaliação dos tarifários mais vantajosos;

PRIVILEGIAMOS …

  • A proximidade com o Cliente, avaliando conjuntamente com o mesmo as medidas prioritárias;
  • O contacto permanente dos nossos técnicos com o Cliente;
  • A disponibilidade para esclarecimentos e ou deslocações às instalações do Cliente;

APLICAÇÕES

A eficiência energética pressupõe a implementação de medidas de poupança de energia (ativas e ou passivas) para combater o seu desperdício em: processos de transformação (produção, distribuição e utilização de energia), Iluminação, Motores, Equipamentos, Aquecimento, Arrefecimento, AQS, Sistemas de Ar Comprimido, Sistemas de água Industrial e Outros Sistemas Auxiliares.


Existem diversas formas de atingir a eficiência energética, gerindo os perfis de utilização dos mais diversos equipamentos, corrigindo hábitos comportamentais, ajustando sistemas de controlo para que os equipamentos consumam energia somente quando necessário, e muitas outras.

Existem diversos fatores potenciadores de consumo energético, aos quais não se dá a devida importância, mas que explicam muitos desperdícios. Exemplo disto é uma central térmica, em que como forma de

minimizar o investimento inicial, não foi realizado o isolamento da unidade produtora de energia térmica e respectiva tubagem de água quente. Isto cria um problema futuro, pois os custos em desperdícios de energia na fase de exploração, serão suportados pelo consumidor. Para além dessa consequência negativa, existe uma multiplicação dos efeitos negativos à medida que a energia vai migrando por todos os setores da economia, daí ser essencial implementar medidas de eficiência energética logo desde a fase de construção do edifício, indústria, equipamento ou sistema consumidor de energia.


COMPETITIVIDADE

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA É UM VEÍCULO DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS PELA POUPANÇA DE ENERGIA QUE PROPORCIONA.


EXPERIÊNCIA

A LUTCHE sendo uma empresa de eficiência energética, dispõe de Peritos Qualificados (RCCTE e RSECE) no âmbito do SCE com experiência e competências para execução destas Auditorias, bem como realizar as Medidas de melhoria capazes de proporcionar maior Eficiência Energética e melhor Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.

No âmbito SGCIE temos Técnicos reconhecidos pela DGEG com competências para a Auditoria Energética, Planos de Racionalização de Energia e Relatórios de Execução e Progresso.

No âmbito da Medição & Verificação (CMVP – Certified Measurement & Verification Professional), temos competência técnica reconhecida pela AEE & EVO. Este serviço é obrigatório no caso das ESCO e ou ESE (Empresas de Serviços Energéticos) ao abrigo do ECOAP. 


CASOS DE SUCESSO

A LUTCHE Engenharia tem já experiência acumulada em diversas áreas e sectores, tais como:

  • Indústria de Fundição;
  • Indústria Cerâmica;
  • Indústria Metalo-Mecânica;
  • Unidades de Cuidados Continuados;
  • Lares de Terceira Idade;
  • Creches e Jardins-de-infância;
  • Hotéis.

Newsletter

Para receber a nossa Newsletter preencha o campo abaixo, com o seu email e receba todas as nossas novidades e promoções!

A Lutche no Facebook