A maior fonte de energia disponível na Terra provém do sol. A energia solar é indispensável para a existência de vida na Terra, sendo o ponto de partida para a realização de processos químicos e biológicos.
Por outro lado, a energia proveniente do Sol é das mais “amigas do ambiente”, podendo ser utilizada de diversas maneiras.
Tendo em conta que o Sol se encontra a 143 milhões de quilómetros da Terra, apenas uma pequena fração da energia irradiada está disponível. No entanto a energia fornecida pelo Sol durante um quarto de hora é superior à energia utilizada, a nível mundial, durante um ano.
A Energia Solar Térmica traduz-se no aproveitamento da energia do Sol, utilizando-a para o aquecimento de água. Este aquecimento por energia solar é utilizado:
Sendo certo que no inverno a produção de água quente por esta via não é suficiente, será necessário que exista um complemento de aquecimento por caldeira a gás, resistência elétrica, biomassa e outros. No Verão, um sistema solar térmico bem projetado, poderá satisfazer a totalidade da necessidade de Água Quente Sanitária (AQS).
A legislação atual na área da eficiência energética, RCCTE (DL 80 / 2006), prevê a obrigatoriedade de utilização de Energia Solar Térmica em todos os edifícios.
Desenvolvemos projetos que incluem dois tipos de Sistema Solar Térmico: